Writesonic: O guia completo

Você deve se perguntar, por que usar um aplicativo como o Writesonic para me ajudar a escrever?

Antes de testar ferramentas de produção de conteúdo com IA, me perguntava a mesma coisa, depois que comecei a usar, não imagino meu processo de criação de conteúdo sem uma inteligência artificial.

Um software como o Writesonic pode te fazer escrever e produzir conteúdo mais rápido, além de ajudar na formulação de títulos, descrições, entre outras.

Se você escreve conteúdo, com certeza já sentiu aquele bloqueio mental, isso é um problema real para qualquer profissional que trabalha na área. 

O lado bom é que uma IA não tem bloqueios mentais e pode te ajudar nesses momentos também.

Nesse artigo vou te explicar o que é o Writesonic e fazer um review da ferramenta.

O que é o Writesonic

O Writesonic é uma ferramenta com inteligência artificial para escrever conteúdos, a sua principal função é ajudar na criação de textos, seja artigos, publicações para redes sociais ou e-mail.

Ela pode ser muito útil para gerar cabeçalhos para sites, esboços de conteúdos e artigos, ideias de tópicos ou resumos, também pode criar descrições para as páginas do seu ecommerce.

Outra funcionalidade do Writesonic é parafrasear conteúdo e corrigir a gramática.

Além de gerar conteúdo, ela também tem integrações com várias plataformas, como SEMrush, WordPress e Zapier, permitindo você otimizar ainda mais seu processo de conteúdo.

Resumindo, é um assistente de produção de conteúdos em texto. 

Vale destacar, que essa ferramenta usa o GPT-4 em todos os planos pagos e ela suporta mais de 25 linguagens, logo não tem problema nenhum para escrever em português.

Principais funcionalidades

No próprio site, a empresa diz que o software foi treinado com fórmulas de copywriting validadas, permitindo que você crie textos muito mais persuasivos.

Geração completa de artigos

O gerador de artigos instantâneo do Writesonic, permite que você crie blog posts de até 1500 palavras em somente 20 segundos. Você só precisa informar seu tópico e ajustar alguns detalhes depois que o artigo for gerado.

Segundo eles, os artigos são inteiramente otimizados para SEO, desde o esboço até o título final.

Depois que gerar o artigo, também pode usar outros recursos de edição, como parafrasear, resumir ou expandir trechos.

Quando seu artigo estiver no processo final de produção, você pode integrar com outras ferramentas de SEO, como Surfer e Semrush. Isso vai permitir que você aperfeiçoe ainda mais seu conteúdo.

Essa funcionalidade deve ser usada para complementar o trabalho de escritores, não para substituí-los. O conteúdo gerado precisa de certa edição antes de ser publicado.

O gerador de conteúdo Writesonic serve para ajudar você ou seus escritores a gerenciar melhor o tempo, o que permitirá que você assuma mais clientes e projetos e seja um melhor criador de conteúdo ou redator. 

Eu testei o Writesonic em português e em inglês, nas duas línguas os resultados foram OK para legibilidade mas eu precisei melhorar um pouco para chegar no artigo ideal.

Variedade de tipos de conteúdo

Por mais que a principal e mais usada funcionalidade seja para gerar artigos completos, existem diversos outros casos de uso. Como gerar textos para um anúncio do Google Ads.

Pela minha experiência, os recursos para textos menores funcionam muito melhor que o gerador de artigo. 

O software lida muito melhor com textos pequenos.

Devo admitir que ele pode gerar resultados tão bons ou até melhores que muitos copywriters por aí.

Além de gerar os textos, o Writesonic também pode dar ideias de tópicos para você produzir conteúdo. Se você estiver com dificuldade para isso, essa ferramenta com certeza irá te ajudar.

Como usar Writesonic

É muito simples usar essa ferramenta, basicamente, depois de definir seu primeiro projeto, você pode escolher entre mais de 100 templates para gerar seu conteúdo com IA.

O uso da plataforma funciona com um sistema de créditos, conforme você cria conteúdos, seus créditos disponíveis são utilizados.

O processo para usar o Writesonic consiste em selecionar opções e definir seus prompts, a ferramenta te guia durante todo o processo, isso é muito bom, pois facilita se você quiser colocar alguém da sua equipe para usar o software.

Pelo que testei, posso dizer que o Writesonic atendeu minhas expectativas.

É uma ferramenta de IA poderosa para estruturar seus conteúdos escritos.

Eu usei principalmente para otimizar alguns trechos de conteúdo deste site, parafraseando e colocando mais palavras-chave, usei para criar títulos de vídeos para o Youtube, também usei para criar um esboço de um artigo e até para criar um artigo completo.

De maneira geral, o Writesonic performou muito bem, com apenas alguns erros durante o processo, o que é normal acontecer quando usamos inteligências artificiais.

Meu review sobre o Writesonic

Facilidade no uso: A interface é um pouco bagunçada e desorganizada e poderia receber um upgrade. Alguns momentos, fiquei um pouco confuso sobre o que fazer, diminuindo a velocidade do meu processo de escrita.

Recursos: Sobre a parte de criação, como já comentei, achei essa ferramenta bem capaz de criar artigos, conteúdos para redes sociais, entre outros. Vale lembrar que deve ter uma pessoa revisando o conteúdo produzido pela IA antes de publicar.

Preço: Comparando com outras ferramentas de criação de conteúdo com IA, o preço do Writesonic é muito bom.

Plágio: No começo, a maioria dos conteúdos que eu criei, não continham plágio, porém, conforme fui escrevendo conteúdos mais longos, o resultado foi piorando.

Atendimento ao cliente: Durante o período que eu usei a ferramenta, não falei com o suporte diretamente, mas percebi que eles tem muitos tutoriais e páginas explicando como usar a ferramenta de uma forma bem didática.

Se você tem interesse em usar o Writesonic, você pode acessar a ferramenta para escrever textos com IA clicando nesse link.

Teste grátis do Writesonic

Para usar o Writesonic de forma gratuita, você precisa acessar o site dele e escolher o plano Free Trial, que te permite usar a ferramenta de graça.

O mais interessante, é que ela te permite testar todos recursos, antes de decidir o que funciona melhor para você.

No plano grátis, você tem direito a até 30 mil palavras, o que é uma ótima quantidade para testar o software.

Conectar Writesonic ao WordPress

WordPress é um dos métodos mais populares para criar um blog. Ele controla 43,3% de todos os sites da Internet.

Se você estiver for usar o Writesonic para publicar artigos no seu site WordPress, você pode publicar diretamente no seu site usando o Plugin que eles oferecem.

Para começar, siga o passo a passo:

1 – Instalar o plugin Writesonic no seu WordPress

2 – Ativar o plugin

3 – Abrir as configurações do plugin

4 – Conectar com sua conta do Writesonic

5 – Aprovar a conexão

6 – Conferir se a conexão deu certo

7 – Publicar conteúdo do Writesonic direto no seu WordPress

Se tiver alguma dúvida em relação a esse processo, clique nesse link para conferir os documentos oficiais para usar o Writesonic no WordPress.

Artigos relacionados

Se você tiver interesse em ver mais ferramentas de inteligência artificial com foco em escrever textos, clique aqui e acesse o artigo que eu fiz das 26 melhores ferramentas de IA para escrever textos.

Foto do autor

Pedro Mandelli

Estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. 4 anos de Experiência gerando crescimento para empresas online, principalmente com compra de mídia online e criação de conteúdos, tanto em vídeo como escrito. Comecei a estudar inteligência artificial para alavancar minha produtividade como indivíduo e nos meus projetos, porém percebi que faltava muito conteúdo sobre o assunto. A partir da minha experiência prática, estou criando o site Domine IA, com o objetivo de divulgar minhas ferramentas e ajudar pessoas a entenderem como usar inteligência artificial para produzir mais e melhor.

Deixe um comentário

logo