Inteligência artificial que cria imagens: Como usar

A inteligência Artificial que cria imagens está revolucionando a maneira como ilustrações são produzidas, permitindo que sejam criadas com precisão e eficiência.

Com o avanço da tecnologia, a IA pode criar imagens por conta própria, usando sua capacidade de aprender e entender a estética e características visuais de diferentes estilos e temas.

Inteligências artificiais que criam imagens também podem ser alimentadas com informações sobre texturas, cores, formatos e outros elementos, a partir disso, a IA vai criar imagens únicas para você.

Para uma ferramenta fazer isso, ela utiliza redes neurais, com modelos treinados para desenhar e criar imagens específicas.

A funcionalidade mais comum é gerar de imagens a partir de texto, você também pode enviar uma imagem existente, criando infinitas possibilidades de criação.

Essas tecnologias estão sendo cada vez mais utilizadas em design e marketing, permitindo que qualquer pessoa crie imagens mais facilmente, economizando tempo e recursos. Entusiastas de tecnologia, profissionais de marketing e designers gráficos podem agora criar imagens com inteligência artificial, explorando novas possibilidades e se destacando no mercado.

Com o tempo, ferramentas com ia para imagens serão ainda mais sofisticadas, oferecendo ainda mais possibilidades para a indústria criativa.

Como usar IA para criar imagens

Criar imagens com inteligência artificial não é difícil.

Vou mostrar as principais ferramentas em seguida, algumas plataformas são voltadas para empresas, outras são para fins recreativos. A plataforma escolhida deve ser adequada às suas necessidades.

Depois de encontrar o aplicativo, instrua com informações básicas, como estilo da imagem, além de parâmetros como a cor, o tamanho e a complexidade dos desenhos.

Faça ajustes finais, garantindo que os desenhos representem o que você deseja e gere a imagem.

Agora que suas imagens estão prontas, você pode escolher a versão que mais gostou e usar ela para criar mais variações.

Chegando mais próximo da imagem que você quer ou melhorarando a descrição que você deu e criar uma nova versão diferente.

Ela é capaz de criar obras únicas baseadas nas informações que você forneceu, mude suas descrições sutilmente e verá ela criando imagens diferentes.

Você também pode usar a AI para modificar e melhorar imagens que já criou ou que tenha salvo em seu dispositivo.

Melhores geradores de imagens:

As melhores ferramentas de criação de imagens e desenhos que eu testei, existem dezenas de aplicativos que podem fazer esse tipo de serviço, mas esses são os que eu recomendo.

Dall-e

A inteligência artificial que cria imagens da Open-AI, para usar o Dall-E é bem simples.

O site é bem fácil de usar, de cara vai ver um lugar para escrever o que estiver imaginando. Se você descer a tela, vai ver diversos exemplos de imagens criadas a partir de um texto.

Foto realística de um Porsche 911 na garagem de uma mansão feita pelo Dall-E

Após gerar a sua imagem, você também pode selecionar a que mais gostou e solicitar mais variações semelhantes.

Variações de uma foto realística de um Porsche 911 na garagem de uma mansão feita pelo Dall-E

Use a geração de imagens com inteligência artificial para criar desenhos, artes em 3D, pinturas, fotos realista e outras possibilidades, seja criativo.

A ferramenta de edição de imagens te permite completar as suas imagens, seguindo os padrões e com as suas instruções, ela prevê como seria uma imagem completa.

Com uma imagem de uma casa na beira do mar, eu criei uma paisagem completa baseada em um lago de Montenegro. Veja o antes e depois:

Foto de um lago com uma lancha e casas na beira
Foto do lago editada com Dall-E

Você também pode apagar partes da sua imagem e recriar ela com inteligência artificial.

Os usuários podem aplicar as ferramentas no dia a dia das suas empresas, gerando ideias para artes gráficas, melhorando imagens e postando nas suas redes sociais.

Midjourney

O MidJourney é um gerador de imagem com inteligência artificial muito popular, que produz imagens praticamente indistinguíveis das criadas por artistas humanos, às vezes até melhores.

A plataforma do MidJourney é um servidor do Discord que permite criar arte e compartilhar com a comunidade. Para utilizar a ferramenta, é necessário acessar esse servidor.

Ao entrar no servidor do MidJourney, você pode explorar os diversos canais disponíveis, como canais com instruções de uso, perguntas frequentes, regras e canais para iniciantes. Para gerar uma imagem, é só digitar o comando “/imagine” seguido do texto descrevendo a imagem que você quer criar.

O objetivo desse artigo não é te ensinar como usar o Midjourney, apenas te mostrar a ferramenta. Pensando nisso, criei um guia completo sobre como usar o Midjourney que você pode acessar por esse link.

Minha experiência usando o Midjourney

Digitei o comando /imagine e coloquei a descrição “A realistic photo of a Porsche 911 in a mansion garage”, o resultado foi incrível.

Nas imagens geradas, você vai ver os botões com letra U e V, para aumentar o tamanho da imagem gerada ou gerar variações de uma das imagens criadas, respectivamente.

Foto realística de um Porsche 911 na garagem de uma mansão feita pelo Midjourney

É possível fazer variações nas imagens geradas, utilizando os botões com letra U e V, que aumentam o tamanho da imagem gerada ou geram variações de uma das imagens criadas, respectivamente.

Depois de solicitar algumas variações, achei engraçado que ela gerou uma foto realista de um Porsche 911 dentro de uma garagem de uma mansão, com um quadro do mesmo carro em frente a uma mansão.

Variação de foto realística feita pelo Midjourney

Considerações finais sobre o Midjourney

Uma das vantagens do MidJourney é que ele oferece uma excelente qualidade de imagens, o que o torna uma ótima opção para criar arte com IA. Eles já venceram uma competição de arte contra artistas humanos, destacando suas excepcionais capacidades.

Para experimentar a ferramenta, é possível utilizar um período de teste antes de escolher um plano de acordo com a frequência de uso.

Se você deseja aprender como configurar o MidJourney no seu próprio servidor de graça, acesse neste link o guia passo a passo para configurar o Midjourney. Ensinei várias dicas de prompts, parâmetros e palavras-chave para usar e obter ótimos resultados, bem como desenhar diretamente na plataforma.

Uma dica para fazer seus parâmetros Midjourney é: descrever corretamente a imagem desejada e utilizar palavras-chave que ajudem o gerador a entender o contexto.

Stable-Diffusion

Esse é outra IA para geração de imagens a partir de uma descrição, você só precisa acessar o site Stable-Diffusion através desse link.

Descreva a imagem que você quer criar utilizando a inteligência artificial, eu escrevi a mesma coisa “A realistic photo of a Porsche 911 in a mansion garage”.

Foto realística de um Porsche 911 na garagem de uma mansão feita com Stable-Diffusion

Achei muito bom o resultado das imagens criadas, pior que o Midjourney, porém melhor que o Dall-E.

A limitação dele é que você não pode fazer upload de uma foto buscando gerar variações, nem pedir mais variações da imagem que você mais gostou.

Leonardo AI

Leonardo AI é um dos melhores geradores de imagem, permitindo que você crie imagens para um projeto inteiro, como um jogo, em minutos.

Depois de usar um pouco a ferramenta, percebi que ela é melhor que o Midjourney para algumas funções.

Como criação de personagens ou itens personalizados.

Leonardo ai funcionalidades

Leonardo AI tem diversas funcionalidades, dando a você mais controle sobre as criações.

Também disponibilizam modelos prontos para facilitar o seu trabalho.

modelos de geração de imagens

Minha primeira impressão é de que eles têm como foco, usar inteligência artificial para ajudar desenvolvedores de jogos a criarem seus itens, cenários, personagem, entre outras coisas.

Porém, quando acessei o aplicativo do Leonardo AI, vi nas criações recentes, que as pessoas estão usando para muitas outras coisas, relacionadas a criação de imagens com IA.

imagem gerada com Leonardo AI
imagem gerada com leonardo ai

Blue Willow

Essa é uma ferramenta que foi inspirada no Midjourney e também funciona por um servidor do Discord.

Desde criação de logos, paisagens e pessoas até artes digitais, você só precisa descrever a imagem que você quer e o Blue Willow vai criar a imagem para você.

O mais legal é que ela é 100% gratuita.

Ela recém foi lançada e provavelmente esse seja o motivo de ser grátis, por isso, aproveite agora, pois daqui a um tempo, tenho certeza que ela será paga.

O Blue Willow tem um design bem amigável e acessível para pessoas que não têm muito conhecimento técnico. Não importa seu nível de experiência, você pode facilmente criar imagens com essa ferramenta.

Você só precisa colocar seu prompt e deixar a IA fazer o trabalho.

imagem gerada pelo blue willow
imagem gerada pelo bluw willow

A experiência de uso do Blue Willow é praticamente a mesma que o Midjourney, só que é grátis.

Isso muda muita coisa.

Tenho que admitir, que os resultados dessa ferramenta são um pouco inferiores ao Midjourney, ainda mais com a versão 5.

Acredito que nos próximos meses, essa ferramenta vai estar produzindo resultados tão bons ou até melhores que o Midjourney.

Autodraw – Ferramenta para criar desenhos

Essa é uma inteligência artificial que desenha, ela pode prever o que você vai desenhar e sugerir opções, baseado no que você desenhou.

Ao começar o seu desenho, vai ver uma série de sugestões de desenhos baseado no que você fez, e pode escolher algo pronto para melhorar seu trabalho.

Você também pode desenhar sem a ajuda da inteligência, escolher cores, adicionar textos, criar formas geométricas, preencher seu desenho com cores, mover e redimensionar suas criações.

Depois que seu desenho estiver pronto, é só baixar. A ferramenta funciona em qualquer dispositivo.

Porém, utilizando a ferramenta, é possível fazer algumas coisas interessantes.

Transformar um boneco palito dando um soco em um boxeador e desenhar um animal palito de quatro pernas e criar um cavalo: 

Boneco palito feito no Autodraw
Boxeador palito feito pelo Autodraw
Cavalo palito feito no Autodraw
Cavalo feito pelo Autodraw

Meu feedback geral é de que a ferramenta é curiosa para testar o que a IA artificial pode fazer, mas ainda para melhorar.

Como por exemplo, sugerindo diversos tipos de desenhos de cavalo e boxeadores, e tendo mais variedades de desenhos, como mais objetos, esportes, animais, entre outras coisas.

Como criar fotos com inteligência artificial

Uma das melhores funções que um gerador de imagens com IA pode ter, é criar fotos de pessoas com muita precisão.

Existem dezenas de maneiras diferentes de criar fotos com IA, cada ferramenta oferece diferentes funcionalidades.

Você pode usar uma combinação delas para chegar no melhor resultado possível, ou pagar por uma ferramenta completa.

Criei um artigo completo sobre como criar fotos com inteligência artificial, clique nesse link para aprender a fazer fotos profissionais sem precisar de um fotógrafo.

Foto do autor

Pedro Mandelli

Estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. 4 anos de Experiência gerando crescimento para empresas online, principalmente com compra de mídia online e criação de conteúdos, tanto em vídeo como escrito. Comecei a estudar inteligência artificial para alavancar minha produtividade como indivíduo e nos meus projetos, porém percebi que faltava muito conteúdo sobre o assunto. A partir da minha experiência prática, estou criando o site Domine IA, com o objetivo de divulgar minhas ferramentas e ajudar pessoas a entenderem como usar inteligência artificial para produzir mais e melhor.

Deixe um comentário

logo