Conheça as funcionalidades da inteligência artificial para vídeos

Como funciona uma inteligência artificial para vídeos

O que é um criador de vídeos com IA?​​

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que computadores aprendam e realizem tarefas que normalmente precisam da inteligência humana, como a produção e a distribuição dos vídeos.

Um criador de vídeos com inteligência artificial é uma ferramenta que auxilia na edição, montagem e melhoria de seus vídeos. Seja para fins profissionais ou pessoais. 

Eles usam algoritmos, que permitem usuários criarem vídeos e imagens a partir de textos, incluindo avatares, vozes e templates criados nos seus vídeos.

Outras ferramentas podem fazer uma análise do vídeo em tempo real, identificando padrões e substituindo ou modificando elementos. 

Alguns oferecem outras funcionalidades como adicionar fontes, transições, efeitos visuais e outros detalhes, permitindo uma edição completa e deixando seus vídeos animados.

A maioria das ferramentas são novas e podem melhorar muito, mas entender como elas funcionam hoje, irá te preparar para o futuro, onde as inteligências artificiais estarão muito mais presentes nas empresas e também nas nossas vidas pessoais.

Como criar vídeos com IA

A produção de vídeos é um processo complexo que envolve muitas etapas, desde a captura de imagens até a edição final, e a edição de vídeos é uma das tarefas mais trabalhosas e demoradas nesse processo. 

A IA ajuda a automatizar algumas dessas etapas e tornar o processo mais rápido e preciso. Permitindo que os criadores de conteúdo se concentrem em criar conteúdo de qualidade, enquanto o computador cuida do trabalho dos trabalhos mais repetitivos.

Como identificando automaticamente os melhores momentos de um vídeo e cortá-los juntos para criar um roteiro ou encontrando pausa nas falas de uma pessoa e cortar, deixando o vídeo mais dinâmico.

Além disso, podem realizar tarefas como a detecção de objetos, remoção de ruídos, edição de cores, equilíbrio de branco, colorização de imagens e criação de legendas.

A IA torna a publicação de vídeos mais fácil, permitindo que os usuários com poucos recursos, publiquem mais conteúdos em plataformas como o YouTube. 

Distribuição de vídeos com IA

A distribuição de vídeos é outra área que será cada vez mais impactada pela inteligência artificial.

Ao analisar dados sobre o público-alvo, as tendências do mercado e as preferências do usuário, a IA pode indicar onde e como os vídeos devem ser publicados, para gerar mais resultado.

Como determinando que seu conteúdo tem mais potencial no TikTok do que no Instagram. 

Ela também pode otimizar tags de SEO e até mesmo segmentar anúncios para atingir o público certo. 

Uma distribuição otimizada, cria mais chances para os vídeos serem vistos por quem realmente se interessa pelo conteúdo, aumentando a sua conversão.

Deep Fake

Deep Fake é uma técnica de inteligência artificial que cria vídeos falsos que parecem reais com base em informações, como rostos e vozes de pessoas reais. 

Isso permite a substituição dos rostos de pessoas em vídeos existentes ou a criação de cenas que nunca aconteceram. 

Essa tecnologia pode ser usada para criar vídeos falsos que prejudicam a reputação de pessoas ou até mesmo causam problemas políticos e sociais.

Ferramentas para criar vídeos

Wisecut

Esse é outro site para criação de vídeos com inteligência artificial, você pode acessar o Wisecut por esse link.

Ao acessar o site e fazer login, você pode testar a ferramenta de graça com algumas limitações. 

  • A cada mês, você tem direito a:
  • Apenas 30 minutos de vídeos gerados
  • 2 GB de armazenamento
  • Máximo 1 GB para cada vídeo gerado
  • Limite de 720p nos vídeos
  • Marca d ‘ água.

O plano inicial custa 15 Dólares por mês, e você tem direito a

  • 4 horas de vídeos gerados
  • 1 hora por vídeo
  • 70 GB de armazenamento
  • Máximo 3 GB para cada vídeo gerado
  • Limite de 1080p nos vídeos
  • Sem marca d ‘ água.

Para testar o Wisecut, você precisa fazer o upload dos vídeos que quer editar, após concluído, é só ir para a parte de criação, onde poderá escolher algumas opções para a edição de vídeo com IA.

Escolha se prefere cortes de cena rápidos, se deseja colocar uma música, diminuir a música na fala das pessoas, remover ruídos de fundo, cortas momentos de pausa das falas, entre outras opções.

Após instruir a inteligência artificial, você só precisa aguardar o resultado chegar no seu e-mail.

Após uns 5 minutos, recebi meu projeto por email. 

Meus vídeos não tinham pessoas, eram apenas de ambientes e esperava que ela conhecesse os vídeos com boas transições e de acordo com a música. Porém, ela não faz isso.

Ela apenas cortou meus vídeos e partes menores, juntou eles e eu ainda tive que adicionar uma música no vídeo. 

Acredito que pelas configurações possíveis na plataforma ela funciona melhor para vídeos com pessoas falando, como entrevistas e tutoriais para YouTube.

Synthesia

Um gerador de vídeos a partir de textos, que oferece diversos avatares, vozes e templates, criando vídeos profissionais em escala, você pode acessar o Synthesia por esse link.

É muito bom que ela também suporta a linguagem Portuguesa.

Você tem direito a criar um vídeo para testar, pode começar selecionando algum template e escrevendo um Script de 200 caracteres.

Demorou 2 minutos para eu receber o email e aqui está o vídeo feito pela inteligência artificial.

O plano pago da Synthesia, é 30 Dólares por mês e te dá direito a:

  • 10 minutos de vídeos gerados
  • +65 Avatares
  • +55 Templates
  • Suporte para mais de 120 linguagens
  • Várias customizações de música e fundo
  • Ferramenta para capturar tela, direto pelo site
  • Permite importar PowerPoints

Existem outros direitos que você também recebe por assinar a plataforma.

Achei o resultado do vídeo de teste interessante, mas ainda vou testar melhor a plataforma, e criar vídeos com diversos avatares, tipos de linguagens, vozes, templates e outros recursos.

Impactos da inteligência artificial para vídeos

A IA está mudando a forma como os vídeos são produzidos, editados e distribuídos. 

Empresas que quiserem se destacar com conteúdos em vídeo precisam usar a tecnologia ao seu favor e se preparar para aplicar esse tipo de ferramenta nos seus processos de criação de vídeos.

Seja investindo em tecnologias de edição automatizada ou otimizando a distribuição do conteúdo, cada vez a IA será capaz de realizar mais tarefas.

Se você fizer isso, suas empresas poderão criar vídeos de alta qualidade que serão vistos por um público engajado, obtendo melhores resultados.

Acesse nesse link nossa lista de mais de 66 ferramentas com inteligência artificial.

Foto do autor

Pedro Mandelli

Estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. 4 anos de Experiência gerando crescimento para empresas online, principalmente com compra de mídia online e criação de conteúdos, tanto em vídeo como escrito. Comecei a estudar inteligência artificial para alavancar minha produtividade como indivíduo e nos meus projetos, porém percebi que faltava muito conteúdo sobre o assunto. A partir da minha experiência prática, estou criando o site Domine IA, com o objetivo de divulgar minhas ferramentas e ajudar pessoas a entenderem como usar inteligência artificial para produzir mais e melhor.

Deixe um comentário

logo