Inteligência artificial para jogos: Como ela muda o jogo

A inteligência artificial está mudando a forma como jogamos.

Ela permite criar personagens virtuais mais realistas, oferecendo uma experiência de jogo imersiva e completa. Além disso, a IA aprimora a jogabilidade, tornando-a mais desafiadora e personalizada para cada jogador.

A inteligência artificial em jogos usa algoritmos e aprendizado de máquina para fazer com que personagens virtuais e ambientes respondam a ações dos jogadores de maneira autônoma e realística.

Como ela está presente nos jogos?

Com o aprendizado de máquina, o computador pode se adaptar e evoluir ao longo do tempo. Coletando dados sobre as ações dos jogadores e personalizando as suas jogadas para deixá-las mais desafiadoras.

Outra aplicação legal, é usá-la para criar ambientes dinâmicos e situações únicas…

Como controlando os inimigos e tornando eles mais agressivos ou estratégicos, dependendo do nível de habilidade do jogador.

Além disso, ela pode aprender a resolver problemas complexos de jogos, que podemos ter bastante dificuldade.

Outra grande vantagem de um computador, é que a reação dele é muito mais precisa que a nossa, ao utilizar lógica de programação, ele pode chegar a um pouco em que é invencível no jogo.

É sobre isso que vou falar agora.

Como uma IA pode aprender a jogar jogos

Uma rede neural com IA pode aprender a jogar jogos melhor do que as pessoas, através dos aprendizados por reforço. 

Neste processo, a rede é recompensada por escolhas corretas e penalizada por escolhas erradas. A rede então usa essas informações para ajustar suas próximas escolhas.

Jogos simples, como xadrez e jogos de tabuleiro, são ideais para o aprendizado por reforço de uma rede neural. Eles oferecem regras claras e um número limitado de opções, o que facilita o processo de aprendizado.

Aprender a jogar jogos complexos, como jogos de corrida ou tiro, é muito mais desafiador para uma rede neural. No entanto, com a evolução da tecnologia, redes neurais estão começando a superar jogadores humanos em jogos complexos.

Alguns dos exemplos mais notáveis de sucesso da IA em jogos, é o vitorioso time AlphaGo, um time de computadores que venceu um campeão mundial de Go, e o OpenAI Five, que venceu uma equipe de jogadores profissionais de Dota 2. 

Estes exemplos mostram o potencial da IA para superar jogadores humanos e mudar a forma como jogamos.

Outros algoritmos para aprendizado

Algoritmos Genéticos

Além da rede neural, outro algoritmo que pode ser usado para resolver problemas complexos em jogos é o algoritmo genético. 

Este algoritmo simula o processo de evolução, criando várias soluções e selecionando as melhores para a geração seguinte. Aos poucos, as soluções vão evoluindo até chegar à solução ideal.

Árvores de Decisão

As árvores de decisão são outra opção para resolver problemas complexos em jogos. Neste algoritmo, as opções são representadas como ramificações de uma árvore, e o algoritmo escolhe a opção com base em critérios pré-estabelecidos. 

As árvores de decisão são úteis em jogos onde há muitas possibilidades, mas as opções são bem definidas.

Árvore de busca Monte Carlo

Esse é outro algoritmo que pode ser usado para resolver problemas complexos em jogos, através de simulações aleatórias, ele pode avaliar as opções disponíveis e escolher a melhor. 

É útil em jogos onde a incerteza é alta, como jogos de estratégia, jogos de cartas. 

Jogos com inteligências artificiais

Pac-Man é um clássico e se você já jogou, já deve ter percebido que os fantasmas ficam mais inteligentes e estratégicos conforme você vai passando de fase. 

Deus Ex: Mankind Divided – Neste jogo de ação e ficção científica, os personagens tem uma inteligência, reagindo aos jogadores dependendo das situações geradas.

AlphaGo – Um IA desenvolvida para jogar Go, um jogo milenar. Essa rede neural foi a primeira a vencer um jogador profissional no Go, ganhando do campeão Europeu em 2015.

OpenAI Five – Um time de IA que joga Dota 2, um jogo de estratégia em equipe. Esse time de computadores venceu humanos em 2018. Evoluiu suas habilidades jogando mais de 10 mil partidas.

PokerStars – Criam jogadores virtuais, permitindo que os jogadores humanos pratiquem suas habilidades.

Grand Theft Auto V – Também utiliza redes neurais para criar personagens virtuais que reagem aos jogadores e participam do jogo, deixando a experiência mais realista.

Minecraft – Na criação de ambientes dinâmicos, onde as criaturas se comportam de maneira inteligente.

A IA está presente em grande parte dos jogos que jogamos com computadores…

Ao desenvolver um jogo, pode pensar como consegue incluir uma tecnologia dessas no seu projeto.

Se quiser bater recordes em jogos, pode criar uma rede neural que aprende a jogar jogos melhor que humanos.

Se estiver jogando só por entretenimento…

Saiba que a inteligência artificial está melhorando muito a sua experiência de jogo.

Desafios com a tecnologia

Um dos principais desafios é criar personagens com comportamentos e reações realistas. Você precisa de uma inteligência com conhecimento profundo da psicologia humana e da mecânica dos jogos que ela está inserida.

Outro ponto é que muitos jogos envolvem incertezas, como jogos de estratégia ou jogos de cartas, onde você precisa mudar sua estratégia ao decorrer do jogo. 

Uma boa IA precisa saber lidar com esses elementos de incerteza e tomar decisões informadas ao longo da partida.

Além disso, é importante que ela seja justa para todos os jogadores…

Isso envolve garantir que a IA não tenha informações privilegiadas ou esteja programada para vencer de forma injusta.

Como explorando bugs e falhas no código do jogo.

A grande maioria dos jogares humanos não tem conhecimento ou mesmo acesso a programação do jogo, por isso, o comportamento da IA deve ser analisado para evitar que ela trapaceie no jogo.

Oportunidades Futuras da IA em Jogos

Criação de jogos mais imersivos, com personagens mais realistas e jogadas mais emocionantes.

Você também pode utilizá-la para desenvolver jogos, através de ferramentas que aceleram e diminuem as falhas no seu processo de desenvolvimento de jogos.

Outra possibilidade é a utilização dessa tecnologia para criar desafios educacionais, buscando ensinar habilidades importantes, como pensamento crítico e resolução de problemas.

Isso deve ser útil principalmente para pessoas que querem aprender programação ou áreas relacionadas.

Com a evolução da tecnologia de IA, existem muitas possibilidades …

Eu acredito que a inteligência artificial vai continuar trazendo avanços para os jogos, ainda mais com a utilização de outros aparelhos, como os de realidade aumentada.

Dessa forma, a experiência dos jogos será cada vez melhor.

Foto do autor

Pedro Mandelli

Estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. 4 anos de Experiência gerando crescimento para empresas online, principalmente com compra de mídia online e criação de conteúdos, tanto em vídeo como escrito. Comecei a estudar inteligência artificial para alavancar minha produtividade como indivíduo e nos meus projetos, porém percebi que faltava muito conteúdo sobre o assunto. A partir da minha experiência prática, estou criando o site Domine IA, com o objetivo de divulgar minhas ferramentas e ajudar pessoas a entenderem como usar inteligência artificial para produzir mais e melhor.

Deixe um comentário

logo