Como usar IA para criar fotos de perfil incríveis

O que é um criador de fotos com IA?​​

A criação de fotos com inteligência artificial (IA) é uma técnica inovadora que permite que um software utilize a IA para gerar fotos de pessoas.

Os programas de IA de fotos utilizam recursos avançados de aprendizado, detecção de rostos e de movimentos para identificar os elementos importantes das fotos e aperfeiçoá-las ou criar novas versões.

Com uma interface simples, a maioria dos geradores IA de fotos permitem que os usuários carreguem suas fotos preferidas e permitam que o software faça o resto.

As ferramentas geralmente incluem modelos prontos para criar fotos de perfil para LinkedIn, aplicativos de namoro e até mesmo lugares famosos.

Além disso, os usuários podem usar ia para criar fotos de perfil e passar uma imagem mais profissional.

Você também pode se usar fotos de pessoas na internet como referência, e apenas colocar seu rosto na foto.

As possibilidades para criar fotos com inteligência artificial são infinitas e oferecem muitas oportunidades criativas.

As fotos geradas por IA podem ser utilizadas para diversos fins, desde a criação de fotos pessoais únicas, até o desenvolvimento de projetos artísticos e comerciais.

Com a capacidade de criar imagens únicas e realistas em uma fração do tempo que levaria para criá-las manualmente, a IA de fotos é uma ferramenta valiosa para qualquer um que queira criar fotos próprias sem investir muito.

Melhor
escolha

headshot pro
HeadshotPro

Crie fotos de perfil profissionais, sem precisar ir a um studio de fotografia. Seja um estilo mais tradicional e formal, até fotos mais criativas e modernos, com modelos prontos para você usar.

  • Fotos profissionais
  • Pacote para times
  • Alta qualidade
Testar HeadshotPro

Principal
Concorrente

profilepicture ai
ProfilePicture AI

Oferece mais de 120 fotos com mais de 311 estilos diferentes de fotos de perfil para você escolher. Muitas opções de fotos diferentes, mais criativas e únicas. Ideal explorar diferentes possibilidades.

  • Centenas de estilos
  • Fácil de usar
  • Fotos únicas
Testar ProfilePicture

Melhor
Custo-Benefício

PFP Maker
PFP Maker

Retire o fundo da sua foto original e coloque dezenas de variações, coloridas, no escritório, fundo escuro, claro, desfocado, entre outras opções. Ferramenta gratuita com bons resultados.

  • Gratuito para testar
  • Fácil de usar
  • Resultados rápidos
Testar PFP Maker

Você está gostando desse artigo sobre IA? Então você vai adorar os conteúdos exclusivos e avançados que eu crio e envio apenas para o meu grupo VIP.

São dicas, tutoriais, estudos de caso, descontos e muito mais, diretamente dos melhores especialistas em IA do mercado.

Quer fazer parte desse grupo? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente. Mas corra, as vagas são limitadas!

Modelos de fotos

Modelos de Fotos com AI oferecem uma tecnologia básica de Inteligência Artificial, podendo transformar suas fotos em algo único. 

Esses modelos adicionam efeitos às suas imagens, seja destacando ou ocultando elementos, alterando tons ou focando em partes específicas da imagem. 

Os modelos de fotos com AI também podem ajudar a melhorar o contraste e a nitidez da imagem para que ela fique muito mais realista. 

Resumindo…

Eles servem para criar padrões de fotos para o computador, melhorando a eficiência dos resultados.

O que diferencia a edição de fotos com Inteligência Artificial?

A criação de fotos com Inteligência Artificial oferece funcionalidades que são possíveis de obter com ferramentas de edição manual.

Porém, você precisaria ter muita experiência ou contratar alguém para o serviço, tornando a IA extremamente útil.

Veja bem…

As funções que ela pode realizar, permitem que pessoas sem experiência editem imagens com precisão e rapidez. 

Isso permite a criação de fotos profissionais com modelos únicos, sem precisar de muito trabalho manual, tornando a edição de fotos acessível para todos os usuários, sejam eles profissionais ou amadores.

Usar uma inteligência artificial que cria fotos pode multiplicar exponencialmente a produtividade de um profissional da área.

Inteligência artificial que cria e edita fotos: como usar

Cada plataforma tem suas características e funcionalidades únicas, por isso, esse passo a passo varia, mas acredito que ele pode te ajudar quando você for usar alguma ferramenta de criação de vídeo com Inteligência artificial.

Na sequência do artigo, irei mostrar as ferramentas que eu testei e o passo a passo delas.

O primeiro passo é escolher a sua ferramenta, algumas são melhores para fotos profissionais, outras tem opções que fazem mais sentido para vida pessoal.

Em seguida, deverá carregar suas fotos e usar a detecção facial da IA para identificar partes importantes das suas fotos, alguns programas fazem isso automaticamente.

Faça configurações para modificar o contraste e a nitidez das suas fotos.

Algumas oferecem a possibilidade de inserir ou ocultar elementos da foto.

Altere os tons das fotos conforme desejado.

Alguns sites podem demorar mais, alguns menos para gerar suas imagens, após esperar a criação delas, você pode compartilhar nas suas redes sociais ou editar as fotos com IA para melhorar seus resultados.

Avatares

A criação de avatares e fotos de perfil com ia é uma das funcionalidades mais populares.

Ela oferece aos usuários a possibilidade criar avatares personalizados. Você pode decidir elementos faciais e corporais do seu avatar, para que ele seja totalmente único e a sua cara.

As melhores ferramentas de IA para fotos já são desenvolvidas para que seu avatar se pareça com você, detectando automaticamente características faciais específicas e replicando-as em seu avatar. 

Você já deve ter visto alguém postar no Instagram sobre esses aplicativos…

Com a evolução da eficiência desses programas, ficará cada vez mais difícil reconhecer uma foto verídica de uma falsa.

Por isso, vou falar agora de um tema muito importante.

Deep Fake

Deep Fake é uma técnica para manipular imagens ou vídeos, utilizando Inteligência Artificial, ela pode criar uma foto ou um clipe de uma pessoa fazendo ou falando algo que não fez.  

Isso é muito perigoso…

Essa técnica pode ser usada com boas intenções, como para fins comerciais, melhorando processos e resultados de empresas, mas também pode ser usada para enganar as pessoas. 

Por isso, é importante ter cuidado ao usar essa tecnologia, pois as consequências podem ser graves.

Ferramenta de inteligência artificial para fotos grátis

Profile Picture Maker

A promessa dessa ferramenta é criar fotos de perfis incríveis.

O mais legal é que é gratuito para testar, vou criar algo a partir de uma foto minha.

Diferente da maioria dos programas, na versão grátis, a ferramenta basicamente só é capaz de retirar o fundo da sua foto original e colocar dezenas de variações, coloridas, no escritório, fundo escuro, claro, desfocado, entre outras opções.

Você pode fazer algumas alterações para chegar no melhor resultado, como aumentar o zoom da sua imagem, ajustar a posição, escolher uma paleta de cores para os fundos e colocar sombras.

Se você tiver uma foto sua boa e quiser apenas mudar o fundo, buscando algo mais único ou profissional, acredito que você irá gostar dessa ferramenta.

Mas se estiver buscando algo diferente, como fotos totalmente recriadas, recomendo usar as próximas ferramentas que eu utilizei ou usar a versão paga dela.

Fotos de perfil com Profile Picture Maker

Esses foram os resultados que eu mais gostei dessa ferramenta.

minha foto de perfil feita com inteligência artificial
fotos de perfil coloridas com o profile pic maker

Ferramentas pagas para criar fotos com IA

AI Profile Picture

Segundo eles mesmos, a melhor IA para fotos de perfil, oferece mais de 120 fotos com mais de 311 estilos diferentes de fotos de perfil para você escolher.

Ao adquirir o pacote, você pode segmentar a característica da foto de perfil que quer, pode criar foto de perfil para homem, mulher, casal, cachorro, gato ou outros.

No meu caso, escolhi homem…

Em seguida, apareceu a possibilidade de escolher estilos de fotos ou pacotes.

Pacotes são tipos de fotos, com estilos diferentes, por exemplo, o pacote de fotos para LinkedIn, contém 7 estilos dentro dele, possibilitando a criação de variações de foto, com o mesmo objetivo.

Preferi escolher meus próprios estilos.

E como eu queria fotos mais variadas, escolhi fotos corporativas e elegantes, corporativas no café, jato particular, foto de terno, entre outras, seguindo essa lógica. Além disso, a ferramenta pede para que faça upload das suas fotos, com algumas recomendações a serem seguidas.

Você vai precisar de 20 fotos que sigam as recomendações do site.

Minhas fotos de perfil com o AI profile picture

Após fazer o upload das suas fotos, o modelo de fotos de inteligência artificial começará a ser treinado para aprender a criar fotos para você. Assim que solicitei as fotos, o modelo começou a estudar minhas fotos.

Demorou cerca de uma hora e meia para eu receber meus resultados, mas valeu muito a pena, gostei muito dos resultados.

Essas foram minhas fotos preferidas, mas recebi 120 fotos.

Fotos de perfil geradas pela ferramenta AI Profile Picture
Fotos de perfil geradas pela ferramenta AI Profile Picture

Uma dica, quanto melhor forem as fotos que você enviar para a inteligência artificial que edita fotos, melhor serão seus resultados.

HeadshotPro

Crie fotos de perfil profissionais, sem precisar ir a um studio de fotografia.

Fotos de perfil geradas pela inteligência artificial Headshot Pro

Dentro da ferramenta, você pode definir o estilo de fotos que quer.

Seja um estilo mais tradicional e formal, até fotos mais criativas e modernos, são várias opções de modelos prontos para você usar.

Para criar as suas fotos de perfil, você vai precisar de fotos suas. Podem ser selfies em alguma parede, com boa iluminação.

Recomendo você tirar as fotos com a expressão que você deseja, se quer fotos de perfil sorrindo, sorria.

Após enviar suas fotos, uma inteligência artificial começara a criar suas fotos de perfil. Ela vai usar algoritmos para otimizar cada foto para a melhor iluminação, foco e cor.

O resultado disso são fotos de perfis profissionais de alta qualidade.

estilos de fotos de perfil por IA
estilos de fotos de perfil feitas por IA

Essa ferramenta tem um pacote para equipes, então se você estiver precisando melhorar a imagem dos membros da sua empresa, essa é uma ótima oportunidade.

Photo AI

Photo AI é o primeiro fotógrafo de IA.

A ideia é que seja mais barato e rápido fazer sessões de fotos virtualmente do que na vida real. Você economiza o dinheiro que gastaria contratando e transportando os modelos e a equipe de fotos para um lugar.

Se você pagar por um fotógrafo, pode custar R$500,00 a R$5.000,00 por sessão, o que lhe dá de 75 a 100 fotos.

Com o Photo AI, você treina um modelo de si mesmo (ou de um modelo, se você for uma agência) e gera sessões em diferentes locais, horários, roupas e poses.

Com o plano Pro, você obtém 1.000 fotos por mês, ou seja, cerca de 10 sessões de fotos normais, o que significa R$500,00 a R$50.000,00 se fosse uma sessão de fotos real.

Cerca de 100x a 500x mais barato do que contratar um fotógrafo de verdade.

Também pode ser útil se você quiser gerar fotos legais de si mesmo para suas redes sociais, se você é um influenciador.

Não é perfeito, e a porcentagem de fotos ruins com IA é muito maior do que uma sessão de fotos normal. Mas, como é 100x mais barato, isso não é um grande problema.

Comece tirando algumas fotos de IA com os modelos predefinidos, Pieter e a Valentina AI, para ver como funciona.

Você pode copiar fotos de outras pessoas e ele gerará fotos como elas, mas com o modelo definido. Ou você pode criar sua própria sessão de fotos, com roupas e locais específicos.

Treine o seu modelo de fotos para criar suas fotos com IA

Se você está pronto para treinar a si mesmo como um modelo, você pode atualizar para o plano Pro. Após o pagamento, você pode criar seu próprio modelo (selecione “Treinar novo modelo”).

Insira 20-100 fotos variadas de você para que a IA possa conhecê-lo. Você também pode carregá-las do seu smartphone.

Após cerca de 30 minutos, seu modelo estará pronto e aparecerá na lista suspensa.

Agora você pode começar a tirar fotos com ele. Novamente, no modo copiar, você pode inserir suas próprias fotos para imitar.

Ou no modo “Tirar foto”, com as listas suspensas à esquerda, você pode configurar sua sessão de fotos.

É de dia ou de noite?

Em uma praia ou em uma boate ou em um escritório?

Você está de terno ou de sunga?

Tudo é possível, bem, na maior parte, conteúdo para adultos não é possível.

Como editar as fotos geradas

O botão “Remixar” aparece quando você toca ou deixa o mouse sobre uma foto. Isso permite que você reinsira a foto tirada para gerar mais variações dela.

Você pode gostar do conceito geral da foto, mas deseja que ela seja um pouco diferente.

Certifique-se de alterar a intensidade da cópia de leve para forte para ver como isso afeta os resultados, pois [Remixar] coloca a foto no uploader de cópia.

O modo leve dá mais variações selvagens, mas com maior semelhança ao modelo que você treinou.

Você pode usar a ferramenta de remixar para direcionar a IA para o tipo de imagem que deseja. Primeiro, gere fotos com o modo “Tirar foto” ou “Copiar foto”, depois remixe os resultados até ter o que deseja.

Termine definindo a intensidade da cópia como leve e remixe novamente para aumentar a semelhança com o seu modelo.

Zoom out é um recurso novo que permite expandir uma foto. O Photo AI prevê a área expandida e basicamente a amplia.

Você pode continuar ampliando para sempre, mas a qualidade dos rostos diminui rapidamente.

Conclusão

Essas ferramentas estarão cada vez mais presente nos nossos processos de criação, seja de vídeos, fotos, imagens, conteúdo, entre outros.

A inteligência artificial para fotos ainda tem muito para evoluir.

Se você quiser aprender sobre como usar um aperfeiçoador e gerador de imagens, para criar imagens do zero ou transformar completamente elas, como essa:

Imagens de um barco e uma casa em um lago
Imagem criada a partir da foto do lado com inteligência artificial Dall-e

Essa ferramenta também pode criar imagens a partir de texto.

Acesse o nosso artigo sobre criação e edição de imagens com IA nesse link.

Foto do autor

Pedro Mandelli

Estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. 4 anos de Experiência gerando crescimento para empresas online, principalmente com compra de mídia online e criação de conteúdos, tanto em vídeo como escrito. Comecei a estudar inteligência artificial para alavancar minha produtividade como indivíduo e nos meus projetos, porém percebi que faltava muito conteúdo sobre o assunto. A partir da minha experiência prática, estou criando o site Domine IA, com o objetivo de divulgar minhas ferramentas e ajudar pessoas a entenderem como usar inteligência artificial para produzir mais e melhor.

Deixe um comentário

logo