Técnicas para criar logo com Midjourney

Midjourney é uma ferramenta de arte generativa com inteligência artificial que permite a qualquer pessoa criar rapidamente um logotipo profissional de alta qualidade. Para muitas empresas, está se tornando rapidamente uma boa alternativa para empresas que não podem investir em um ótimo designer gráfico.

Pessoas que gostam de empreender na área, estão ganhando milhares de dólares por mês usando o Midjourney para criar e vender logos em mercados de freelancers como Fiverr e Upwork.

Depois de ler este artigo, você saberá exatamente como criar um logotipo com o Midjourney. Vou te explicar e explorar os vários tipos de logos que você pode usar para comunicar sua empresa e seus valores. Este artigo fornece as minhas melhores sugestões do Midjourney para você criar seu logotipo profissional.

Um logotipo é uma representação visual da sua empresa e, se fizer corretamente, você vai estabelecer uma identidade de marca forte e deixar boas impressões para seus clientes.

Mantenha este objetivo em primeiro plano quando você estiver criando seu logotipo.

O que é o Midjourney?

O MidJourney é um gerador de imagens com inteligência artificial, produzindo imagens praticamente indistinguíveis das criadas por artistas humanos. 

Às vezes até melhor…

Eles usam modelos de geração de imagens com IA, mas de forma diferente de outros geradores, a plataforma deles é um servidor do Discord que permite criar arte e compartilhar com a comunidade. Para usar a ferramenta, é necessário acessar esse servidor. 

O MidJourney já venceu uma competição de arte contra artistas reais, o que destaca suas excepcionais capacidades, tornando ele uma ótima opção para criar arte com IA.

Você pode experimentar a ferramenta através de um período de teste e depois assinar um plano de acordo com a frequência de uso.

Se você quiser ler um guia completo sobre como usar o Midjourney, clique nesse link e confira o artigo que eu fiz sobre como usar o Midjourney, um guia completo.

Técnicas que eu usei para criar logo com o Midjourney

Uma informação extremamente importante de saber antes de usar essa ferramenta, é que ela é treinada na língua inglesa, ou seja, ela entende melhor as instruções feitas em inglês.

Por esse motivo, todos os prompts que eu vou usar, serão em inglês e recomendo que faça o mesmo.

Você consegue instruir a inteligência artificial do Midjourney em português, porém, é melhor escrever em inglês para obter os melhores resultados.

Já vou mostrar a diferença de um prompt em inglês contra um em português.

Outra curiosidade, é que o Midjourney não é bom em escrever, então seus logos vão vir com um texto estranho, no final do artigo vou ensinar como pedir para ela não colocar texto.

Defina sua logomarca em poucas palavras

O primeiro passo que você deve fazer é definir a sua marca de uma forma resumida. O Midjourney foi treinado com muitos dados, permitindo que ele entenda o contexto do que você escreve.

Isso significa que se você descrever a sua empresa na hora de criar o seu logotipo no Midjourney, ela vai entender melhor o que você quer.

Eu descrevi minha empresa Domine IA como “um site sobre inteligência artificial”. 

Sua empresa pode ser um “restaurante tradicional japonês”, “loja de brinquedos infantis”, se você for autônomo “Copywriter de infoprodutos” ou “Instrutora de Yoga”.

A partir dessa descrição, o Midjouney vai entender melhor para o que você quer a logo, e vai criar que faça sentido para a minha empresa.

Escolha o tipo de logo que você quer criar

Logotipo com letras

As letterforms são logotipos de uma letra que incluem apenas a primeira letra do nome da empresa. Frequentemente, as marcas terão uma versão adicional de seu logotipo que inclui o nome completo do negócio (chamado de logotipo tipográfico, como explicado acima), para ser usado em diferentes ocasiões.

Como os logotipos de letterforms são pequenos, eles são facilmente escaláveis.

Mesmo quando usados em dimensões minúsculas, eles tendem a permanecer reconhecíveis, especialmente se tiverem um design bastante simples sem muitos detalhes. Isso os torna ideais para ícones de aplicativos, favicons, fotos de perfil em redes sociais e muito mais.

Nesse exemplo, vou mostrar a diferença entre um prompt em inglês contra um em português.

logo com letras criada com Midjourney
/imagine uma logo de letra para um site de inteligência artificial
logo com letterforms criada com Midjourney
/imagine a letterforms logo for an artificial intelligence website

Logotipo minimalista

Linhas limpas, formas geométricas e design de aparência simples são as marcas registradas do design minimalista. Um logotipo minimalista retira enfeites e cores desnecessários para criar uma marca que é tão impactante quanto um design intrincado, se não mais.

Não confunda minimalismo com uma aparência simples ou inacabada.

Logotipos minimalistas podem ser simples, mas não são simplistas. Se você deseja um design de logotipo que faça muito com pouco, o minimalismo pode ser para você. Ou, se você está procurando um logotipo limpo e moderno para atualizar sua marca, pode encontrar inspiração nos princípios do design minimalista.

logo minimalista criada com Midjourney
/imagine a minimalist logo for an artificial intelligence website

Logos no estilo emblema

Os emblemas, também conhecidos como logotipos de crachá, geralmente lembram brasões. Eles combinam texto e imagens simbólicas para formar designs ornamentados com uma sensação tradicional.

Se você está considerando se um emblema é adequado para sua marca, pense na indústria em que está inserido.

Embora não haja regras, esse tipo de logotipo é especialmente popular entre universidades, equipes esportivas e marcas de café. Uma tendência atual de logotipo é uma abordagem contemporânea ao emblema, optando por uma abordagem mais minimalista, que geralmente envolve ilustrações vetoriais e linhas limpas.

logo no estilo emblema criada com Midjourney
/imagine a emblem logo for an artificial intelligence website

Logos no formato de Símbolos

Os logos são ícones gráficos, símbolos ou imagens que refletem a identidade ou atividade da marca. Normalmente, esses tipos de logos representam um objeto do mundo real. Alguns dos melhores logos que usam símbolos são aqueles que você instantaneamente sabe qual é a marca assim que os vê.

Se você decidir optar por uma marca pictórica, considere o que simbolizará sua marca.

Você quer que seja uma representação literal do seu nome, como a Apple? Também pode ser usado para sugerir sutilmente os valores ou mensagem da sua marca. Observe, por exemplo, como o pássaro do Twitter olha para cima, representando esperança e liberdade.

logos com ícones gráficos criada com Midjourney
/imagine a graphic icon logo for an artificial intelligence website

Logotipos com mascote

Logotipos mascotes consistem em personagens ilustrados que atuam como representações visuais ou “embaixadores” de uma marca. Eles podem ser desde criaturas fictícias até pessoas reais, desde que reflitam a identidade da marca.

Mascotes podem ser uma boa maneira de fazer com que os clientes se conectem à sua marca, já que as pessoas tendem a se identificar naturalmente com outros seres humanos ou personagens.

Você também pode usar um mascote para criar uma vibe divertida e descontraída que irá atrair o seu público, o que explica por que empresas que visam crianças e famílias frequentemente usam esse tipo de logotipo. Considere se o seu negócio se adequa a ter um mascote e, se sim, como você pode usá-lo para enviar a mensagem certa.

Logo de mascote fofo criada com Midjourney
/imagine a cute mascot logo for an artificial intelligence website
Logo de mascote criada com Midjourney
/imagine a Mascot logo for an artificial intelligence website

Logotipos abstratos

Estes são logos baseados em imagem que usam formas abstratas para refletir a identidade de uma empresa. Ao contrário das marcas pictóricas que representam um objeto real, os logos abstratos são mais metafóricos.

Por não retratarem um objeto específico e reconhecível, os logos abstratos permitem criar algo altamente único.

Se você optar por esse tipo de logo, identifique os valores fundamentais da sua marca. Experimente refleti-los em uma forma simples e geométrica que evocará as emoções e mensagens corretas. Por exemplo, além de parecer a letra ‘A’, o logo da Airbnb lembra o ícone familiar de ‘localização’ e é uma forma abstrata de um coração de cabeça para baixo.

Logo abstrato criada com Midjourney
/imagine an abstract logo for an artificial intelligence website

Rob Janoff

Logo no estilo Rob Janoff criada com Midjourney
/imagine a logo for an artificial intelligence website, designed by Rob Janoff

Paula Scher

Logo no estilo Paula Scher criada com Midjourney
/imagine a logo for an artificial intelligence website, designed by Paula Scher

Alan Fletcher

Logo no estilo Alan Fletcher criada com Midjourney
/imagine a logo for an artificial intelligence website, designed by Alan Fletcher

Paul Rand

Logo no estilo Paul Rand criada com Midjourney
/imagine a logo for an artificial intelligence website, designed by Paul Rand

Piet Mondrian

Logo no estilo Piet Mondrian criada com Midjourney
/imagine a logo for an artificial intelligence website, designed by Piet Mondrian

Salvador Dalí

Logo no estilo Salvador Dalí criada com Midjourney
/imagine a logo for an artificial intelligence website, designed by Salvador Dalí

Pablo Picasso

Logo no estilo Pablo Picasso criada com Midjourney
/imagine a logo for an artificial intelligence website, designed by Pablo Picasso

Massimo Vignelli

Logo no estilo Massimo Vignelli criada com Midjourney
/imagine a logo for an artificial intelligence website, designed by Massimo Vignelli

A partir daqui, eu vou combinar os prompts dos logos que eu mais gostei e acrescentar um estilo artístico para deixar ainda melhor.

Gradiente

Logo gradiente criada com Midjourney
/imagine a hexagon gradient logo, for a content website in the artificial intelligence niche called “Domine IA”, blue and orange, futuristic, vector, white background

Outline

Logo feita com outline criada com Midjourney
/imagine an outlined, minimalist logo for an artificial intelligence website

3D in 2D

Logo 3D em 2D criada com Midjourney
/imagine a 3D in 2D abstract logo for an artificial intelligence website –no letter

Realística

Logo realística criada com Midjourney
/imagine a realistic logo for an artificial intelligence website
Logo realística no estilo Paula Scher criada com Midjourney
/imagine realistic logo for an artificial intelligence website, designed by Paula Scher

Futurística

Logo futurística minimalista criada com Midjourney
/imagine an futuristic but minimalist logo for an artificial intelligence website
Logo futurística e abstrata criada com Midjourney
/imagine a futuristic and abstract logo for an artificial intelligence website –no letters

Ilustrações

Logo ilustrada com vetor gráfico criada com Midjourney
/imagine illustrated graphic icon logo for an artificial intelligence website
Logo ilustrada e abstrata criada com Midjourney
/imagine illustrated and abstract logo for an artificial intelligence website

Fale para o Midjourney o que você NÃO quer 

Ao trabalhar com qualquer ferramenta de IA, não apenas o Midjourney, é importante fornecer diretrizes e critérios claros não apenas para o que você deseja, mas também para o que não deseja.

Caso contrário, se você deixar para a IA, ela pode tornar seus designs excessivamente complexos ou confusos.

Na maior parte, quando se trata de design de logotipo, você deve usar alguns dos elementos acima – excluindo qualquer texto, sombras e detalhes realistas.

Além disso, ao informar à ferramenta de IA o que você não deseja, você pode ajudá-la a gerar conceitos de logotipo melhores, que atendam melhor aos seus padrões.

As melhores logos que eu criei com o Midjouney

Logo minimalista com vetor gráfico criada com Midjourney
/imagine vector graphic logo for an artificial intelligence website, simple minimal –no realistic photo details
Logo com Ícone gráfico no estilo de Massimo Vignelli
/imagine a graphic icon futuristic logo for an artificial intelligence website, designed by Massimo Vignelli –no letter
Logo futurística com vetor gráfico criada com Midjourney
/imagine a futuristic graphic icon logo for an artificial intelligence website, gradient blue to orange

Artigos relacionados

Também criei um guia para criar logos com outros modelos de inteligência artificial, treinados especificamente para fazer logos. Acho que vai te interessar.

Criar logo nunca foi tão fácil: use a IA ao seu favor

Se você não quiser usar o Midjourney e estiver buscando uma alternativa, eu testei algumas outras ferramentas que podem criar imagens, ilustrações e desenhos.

Depois de testar as ferramentas, criei um artigo com as melhores alternativas, incluindo ferramentas grátis, como o Blue Willow.

Se tiver interesse em usar alternativas para o Midjourney, acesse o artigo clicando nesse link.

Foto do autor

Pedro Mandelli

Estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. 4 anos de Experiência gerando crescimento para empresas online, principalmente com compra de mídia online e criação de conteúdos, tanto em vídeo como escrito. Comecei a estudar inteligência artificial para alavancar minha produtividade como indivíduo e nos meus projetos, porém percebi que faltava muito conteúdo sobre o assunto. A partir da minha experiência prática, estou criando o site Domine IA, com o objetivo de divulgar minhas ferramentas e ajudar pessoas a entenderem como usar inteligência artificial para produzir mais e melhor.

Deixe um comentário

logo